Tudo sobre Uveítes

Uveíte é uma condição em que há inflamação dentro do olho e pode aparecer em qualquer idade. Existem diferentes tipos de uveítes, dependendo do local da inflamação (parte anterior do olho, parte intermediária e parte posterior do olho).

 Muitas doenças podem causar uveítes, desde infecções até alterações da imunidade. Esta condição deve ser avaliada por um especialista para determinar a causa e o melhor tratamento.

 As causas da inflamação são diversas e podem estar associadas a outras doenças, como por exemplo síndrome de Behcet, artrite idiopática juvenil, sarcoidose, artrite reativa, doenças intestinais inflamatórias, doença de Lyme, herpes, toxoplasmose e herpes zoster. Lesões e traumas oculares e bactérias, fungos e protozoários são uma causa comum de uveíte. A causa ou causas devem ser definidas pelo oftalmologista especialista.

 Sintomas das Uveítes

Os sintomas da uveíte podem variar dependendo do local afetado e grau da inflamação:

  •  Uveíte anterior: dor no olho, vermelhidão, sensibilidade à luz e diminuição na capacidade da visão. O oftalmologista pode ainda detectar vasos sanguíneos proeminentes, leucócitos brancos suspensos no líquido que preenche a parte frontal do olho e depósitos de glóbulos brancos na superfície interna do olho.
  • Uveíte intermediária: a visão pode diminuir e há o aparecimento de pontos pretos flutuantes na visão.
  • Uveíte posterior: redução da visão e pontos flutuantes. Neste tipo de uveíte pode haver inflamação do nervo óptico, causando cegueira parcial ou total.

 É extremamente importante investigar a causa dessa inflamação para iniciar o tratamento o mais rápido possível e evitar maiores danos oculares.

 Diagnóstico das Uveítes

 O diagnóstico é realizado através de exame oftalmológico com lâmpada de fenda na procura da presença de células inflamatórias no líquido da câmara anterior do olho. Exames adicionais fazem parte da avaliação, como hemograma completo, velocidade de hemossedimentação, proteína C reativa e exame de urina simples. Como algumas causas são de outras doenças, algumas autoimunes, deve-se investigar através de exames HLA-B27 e fator antinuclear. Exames de raio x, ecografia e ressonância magnética também podem ser necessários.

 Tratamento das Uveítes

 Após a realização de todos os exames, o oftalmologista irá decidir o melhor tratamento para cada caso. Geralmente, é indicado o uso de colírios anti-inflamatórios e, em casos mais avançados, pode ser necessária a realização de cirurgias.

 O tratamento pode ser medicamentoso, a princípio com glicocorticóides tópicos ou colírios. Caso não haja uma boa resposta, os glicocorticóides via oral são indicados. Os imunossupressores podem ajudar a controlar o processo inflamatório no olho tanto via oral ou como via injetável.

 É muito importante iniciar o tratamento o quanto antes para evitar uma lesão ocular permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *