A plástica ocular é uma especialidade da oftalmologia que cuida do chamado terço superior da face, todas as estruturas e elementos que protegem e interferem na funcionalidade dos olhos e da visão, como pálpebras, supercílios, vias lacrimais. Divide-se em dois tipos: reparadora e estética.
Para quem é indicada a cirurgia?
A plástica ocular abrange várias faixas etárias. Desde um recém-nascido com ptose palpebral (queda da pálpebra) ou com obstrução lacrimal congênita (lacrimejamento) a um adulto/ idoso com sinais de ptose (queda de pálpebra), bolsas de gordura na pálpebra e dermatocalase (pele em excesso), remoção de xantelasmas (placas amareladas nas pálpebras), pterígio (membrana que cresce sobre o olho).
- Bolsas palpebrais + dermatocalase: com o passar do tempo, a pele das pálpebras vai perdendo a firmeza e os músculos ao redor do olho enfraquecem. A pele da pálpebra superior pode ficar em excesso e haver a formação de bolsas de gordura.
- Ptose palpebral: quando a pálpebra superior cai sobre o olho, em alguns casos pode cobrir parcial ou totalmente a visão. Pode ser congênita ou adquirida, onde a mais comum é a ptose senil que ocorre em idosos.
- Pterígio: membrana que cobre a córnea, causando uma sensação de desconforto, coceira, ardência e queimação. Pode ser causada por irritação ocular devido à exposição ao sol, vento, poeira e produtos químicos.
- Xantelasma: condição caracterizada pelo surgimento de uma placa amarelada de gordura e colesterol que pode surgir na região do canto interno das pálpebras. Algumas vezes ocasionada devido a níveis elevados de colesterol.
Tipos da cirurgia
- Blefaroplastia: Consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras e retirar o excesso de gordura nas pálpebras. Pode ser realizada nas pálpebras superiores e inferiores. A cirurgia demora em torno de 1 a 2 horas e os resultados podem ser vistos 15 dias depois da cirurgia e os resultados finais após 6 meses. Pode-se associar técnicas para melhores resultados como correção de supercílio, correção de ptose palpebral, cantopexia, elevação de terço médio da face. A cicatriz com o tempo fica discreta. E alguns cuidados pós-operatório devem ser tomados como: colocar compressas frias sobre os olhos, dormir de barriga para cima, utilizar óculos de sol quando sair de casa, não utilizar maquiagem nos olhos e passar protetor solar nas cicatrizes.
- Correção de entrópio e ectrópio palpebral: O entrópio é a inversão da margem palpebral, ou seja, a pálpebra virada para dentro do olho. Já o ectrópio palpebral é a eversão da margem palpebral, ou seja, a pálpebra virada para fora do olho. A cirurgia consiste em reposicionar a margem palpebral.
- Tumores das pálpebras: Os tumores palpebrais podem ser benignos como o calázio e hemangioma palpebral ou malignos, onde o mais comum é o carcinoma basocelular. A cirurgia consiste na remoção do tumor e se necessário a reconstrução das pálpebras.
O tempo de recuperação e de operação varia de acordo com o procedimento efetuado, por exemplo a blefaroplastia superior dura cerca de 1 hora, Casos mais complicados como uma reconstrução podem chegar a 2 horas.