Estrabismo

 Nos nossos olhos existem músculos que controlam o movimento do globo ocular. Quando esses músculos estão saudáveis, os olhos se mantêm alinhados. O estrabismo é uma condição em que há um desequilíbrio destes músculos e os olhos ficam desalinhados. É mais comum na infância, mas pode ocorrer na fase adulta por diversas causas.

 Tipos e Causas do Estrabismo

  • Estrabismo convergente: quando o desvio acontece em direção ao nariz.
  • Estrabismo divergente: quando o olho se direciona para o lado oposto.
  • Estrabismo vertical: pode ocorrer o desvio para baixo ou para cima.

 Geralmente, quando aparece em idades mais avançadas é causado por alguma doença não ocular, como doenças neurológicas e diabetes. Ou pela manifestação de um desvio que até o momento a pessoa era capaz de compensar.

 Sintomas do Estrabismo

 Os principais sintomas são: movimento dessincronizado entre os olhos, dificuldade para manter o foco em objetos e pessoas, caminhar ou exercer atividades com um dos olhos fechados e manter a cabeça inclinada para tentar deixar os olhos endireitados. Na fase adulta, pode haver o aparecimento de sintomas, como visão dupla.

 Diagnóstico do Estrabismo

  O diagnóstico deve ser realizado por um oftalmologista. Quando a criança é pequena utiliza-se uma lanterna nas pupilas, no caso de idades maiores, consiste em mostrar um objeto e observar o movimento de um olho quando tampar o outro. Pode-se medir a magnitude do estrabismo com lentes chamadas prismas.

 Tratamento do Estrabismo

 Logo após o nascimento é comum os bebês apresentarem pequenos desvios, que com o tempo logo somem. Porém, após quatro meses de idade, se o estrabismo persistir, os pais devem procurar um oftalmologista sem demora. Quanto mais cedo for realizado o tratamento, maiores são os benefícios no desenvolvimento visual da criança.

 O tratamento deve ser indicado por um oftalmologista e varia de acordo com a causa do estrabismo. Pode-se utilizar óculos especiais, tapa-olho e alguns casos cirurgia. Dependendo da intensidade do desvio, pode ser necessário operar um ou os dois olhos e em casos mais complicados pode haver a necessidade de mais de uma cirurgia.

 A cirurgia tem como objetivo reposicionar os músculos do olho. Antes de realizar a cirurgia de correção do estrabismo, é necessário corrigir o erro refrativo e realizar o tratamento da ambliopia, se existir. O tempo de cirurgia depende da quantidade de músculos que serão corrigidos, mas pode variar de 20 minutos a 1h30min. A recuperação depende de cada pessoa, há o afastamento das atividades por 7 dias e a regeneração completa dos tecidos acontece em 30 dias.

 As recomendações no pós-operatório são: não realizar esforço físico ou frequentar ambientes com água nos primeiros 20 dias da cirurgia e aplicar corretamente os colírios e antibióticos receitados pelo oftalmologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *