A catarata é uma doença caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino, seja ela congênita ou adquirida, pode ou não causar prejuízos à visão. A catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.
Para quem a cirurgia de catarata é indicada?
A cirurgia da catarata é indicada para pacientes que estejam com a catarata em estágio avançado e/ou pessoas que tenham sua visão comprometida pela catarata. Vale lembrar que quanto mais cedo for diagnosticada, mais rápida será a recuperação e menores são as chances de complicações.
Quais são os sintomas da catarata?
É uma doença de desenvolvimento lento e progressivo, os sintomas são mais acentuados conforme o avanço da opacificação do cristalino. Os sintomas são: visão turva, diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste, visão dupla num olho, aumento da sensibilidade à luz, alteração frequente dos erros refrativos e diminuição da visão noturna.
Quais são as causas da catarata?
A principal causa é o envelhecimento, porém muitos fatores podem provocar ou acelerar o aparecimento da catarata, como medicamentos (esteróides), substâncias tóxicas, doenças metabólicas, trauma, radiações, infecção durante a gravidez, fatores nutricionais. A catarata não tem cura, a única forma de tratamento é a cirurgia.
Como funciona a cirurgia da catarata?
Após a realização de exames pré-operatórios, a cirurgia é agendada e o paciente deve tomar alguns cuidados nos dias anteriores, como interromper o uso de lentes de contato, manter uma alimentação leve e descansar bem. A primeira etapa é a aplicação de anestesia, pode ser feita através de injeção, colírios anestésicos e sedativos endovenosos.
A cirurgia pode ser realizada através do método de facoemulsificação, que consiste em triturar e aspirar o cristalino que contém a mancha opaca, e então substituir por uma lente intraocular transparente dobrável, sem a necessidade de pontos. Outra técnica, menos utilizada, é a extração extracapsular do cristalino, que consiste em remover todo o cristalino de forma manual, retirando a mancha causada pela catarata e substituindo por uma lente intraocular transparente rígida ou dobrável. Neste procedimento é necessário fechar a incisão com pontos. A recuperação leva mais tempo que a facoemulsificação.
Também há a possibilidade de realizar a cirurgia da catarata a laser, a incisão feita com laser oferece uma maior precisão. Após a realização da incisão é feita a retirada do cristalino e inserção da nova lente intraocular. É um procedimento seguro, prático, de baixo risco com a taxa de recuperação mais rápida que os outros procedimentos.
A cirurgia pode levar de 20 minutos a 2 horas a depender da técnica escolhida pelo oftalmologista especializado e de confiança. A recuperação pode levar 1 dia a uma semana no caso das técnicas a laser e facoemulsificação e de 1 a 3 meses da cirurgia de extração capsular do cristalino.
Como é a recuperação da cirurgia da catarata?
Após a cirurgia,pode ter sensibilidade à luz nos primeiros dias, um leve incômodo. Além disso, o oftalmologista pode prescrever colírios e antibióticos. é importante relatar os sintomas sentidos na consulta de retorno e tomar os medicamentos corretamente.
Alguns cuidados importantes no pós-operatório são: não coçar os olhos, repousar no primeiro dia após a cirurgia, evitar atividades que utilizem a visão de perto por muito tempo no primeiro dia, evitar esportes e atividades de risco, evitar utilizar maquiagem na primeira semana, proteger os olhos para dormir na primeira semana e utilizar óculos de sol quando sair na rua nos primeiros dias.
É possível prevenir a catarata?
O principal fator para o desenvolvimento da catarata é o envelhecimento, por ser um fator que não tem como mudar, a prevenção acaba se tornando mais difícil. Porém, existem algumas ações hábitos que podem prevenir ou pelo menos retardar a catarata. Como por exemplo, a proteção contra a radiação solar ao utilizar óculos escuros, praticar exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada, principalmente em alimentos que contribuem para a saúde ocular, como cenouras que possuem vitamina A.